Neste Post você verá tudo o que precisa sobre Marketing Interno e de que forma os brindes podem te ajudar nessa estratégia
O Marketing Interno é uma estratégia perfeita para que você aumente a conexão e afinidade entre os seus colaboradores e sua empresa. Essa estratégia deverá estar alinhada aos valores da empresa e valorizados por sua importância. Dessa forma, os profissionais poderão evoluir positivamente dentro do ambiente de trabalho, otimizando assim os resultados obtidos.
Quando falamos de marketing, a primeira coisa que vem a cabeça é “vender o peixe”, de diferentes formas. No entanto, do mesmo jeito que o marketing é feito de dentro para fora, deve ser feito para dentro também. Isso porque, pessoas só se interessarão em trabalhar em sua equipe se apresentar um lugar agradável e e leve.
Tendo uma ambiente assim, a tendência é que os seus funcionários venham a aumentar a produtividade. Isso deve fazer parte da cultura organizacional e não apenas as vezes. Além disso, é necessário utilizar técnicas que otimizem o entendimento entre a empresa e os seus profissionais.
Esse é o principal objetivo do marketing interno, que também é conhecido pelo Endomarketing.
O que é marketing interno?
Para compreender o Marketing Interno, primeiramente você deve pensar no externo, ou seja, o convencional. Isso porque, nada mais é do que um conjunto de estratégias para qualificar a comunicação entre empresa e cliente, podendo ser por branding ou através da criação de conteúdo.
Dito isso, é possível compreender o endomarketing, onde o objetivo é absolutamente o mesmo, no entanto, dentro da própria empresa. Isso vai desde os colaboradores, até as lideranças e gestores.
O principal intuito dessa abordagem é criar um ambiente onde os integrantes sintam-se encorajados a manter um engajamento com a marca. Uma das principais vantagens dessa prática é elevar a produtividade de seus funcionários. Isso porque, sabemos que um colaborador desengajado encontra dificuldades na hora de concluir as tarefas de forma eficaz.
Entretanto, não é toda empresa que adere a este tipo de prática. Por conta disso, realizar esse tipo de movimento te destaca de outras empresas, principalmente com pessoas interessadas em trabalhar com a corporação.
Os resultados ao final do mês, mostrarão para quem aplica esse tipo de estratégia o quão bom é realizá-la. Dessa forma, a empresa estará vendendo sua própria imagem para os seus colaboradores.
Quando uma empresa trabalha inteiramente alinhada, a tendência é que se destaquem ano após ano.
Por conta disso, o marketing interno é uma ferramenta essencial, para que os funcionários realmente vistam a camisa, e não vejam a empresa apenas como uma fonte de renda, mas um local onde pode crescer e aprender.
Tendo a satisfação em dia, a taxa de rotatividade tende a cair de forma consideravelmente. Assim, funcionários permanecerão mais tempo na empresa e crescerão dentro dela.
Por que adotar o Endomarketing em sua empresa?
Do mesmo jeito que um cliente deseja ter a melhor experiência ao adquirir o seu produto, o funcionário irá querer ter na hora de trabalhar.
Para isso, você deve valorizá-lo como ele merece. Muitas empresas perdem bons funcionários por fingirem que os valoriza. Por conta disso, ao verem uma proposta melhor, ou por não perceberem nenhum esforço da empresa em mantê-lo por lá, ele sairá na primeira oportunidade.
Por conta disso, é de suma importância que você invista em estratégias para realizar este tipo de serviço.
Uma das principais razões para investir em endomarketing, é a preocupação com a saúde mental de seus colaboradores.
Isso porque, uma das razões pelas quais os funcionários mais mudam de emprego por conta própria é por conta do estresse, ansiedade e outros problemas desenvolvidos pela pressão que a empresa a coloca.
Além disso, a forma com a qual as empresas tratam o funcionário, e na relação entre funcionários nada saudável dentro da empresa, também pode resultar em sérios problemas.
O endomarketing além de melhorar a relação do colaborador com a empresa, auxilia na relação entre funcionários também. Isso porque, dependendo da situação, há mais interação entre as equipes.
De que forma os brindes podem te ajudar na estratégia de Marketing Interno?
Dando brindes para os funcionários em alguns eventos, como treinamentos, aniversários, funcionários do mês, festa de final de ano da firma, dentre outros, mostrará que você está promovendo algo diferente.
Além disso, oferecer brindes para a sua equipe farão se sentirem parte da empresa, mostrando que todos tem o seu valor.
Realizar eventos mensais, nem que seja um happy-hour ao mês, é uma boa forma de tentar unir as equipes e fortalecer os laços. Além disso, é uma excelente forma de você conhecer melhor o seu funcionário como ser humano.
Ter momentos de descontração é fundamentalmente importante, para que assim, o profissional tenha algum momento de respiro e volte 100% concentrado ao trabalho.
Outra razão para dar brindes, é que ao mesmo tempo que você realiza o marketing interno, você faz o marketing externo junto. Afinal, a marca de sua empresa estará estampada no brinde, e dando brindes de forma inteligente com algo que os funcionários usem em seu dia-a-dia na rua, mais pessoas verão a cara de sua empresa.
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