O Sonho de toda empresa é fazer a fidelização de clientes, no entanto, nem todas conseguem fazer isso
Atender cada cliente de acordo com suas necessidades, fazer boas promoções, e mostrar que você está lá por eles, é a base para fazer a fidelização de clientes.
Quando você investe, divulga fortemente e finalmente consegue realizar uma venda, é bastante satisfatório, não é mesmo?
Converter já é uma missão complicada para quem está começando, fidelizar é uma tarefa ainda mais difícil. Para isso, você deve ir nutrindo e cuidando de cada cliente de acordo com as suas necessidades. Este trabalho começa lá atrás, na jornada da compra, quando o seu cliente tem o primeiro contato com o seu site.
De início, você deve fazer ofertas sutis, se colocar à disposição dos clientes. Para isso, gere conteúdos relevantes. Deixe formulários ou algum material de relevância para que o cliente preencha com as suas informações. Assim, você poderá aderir a estratégia de E-mail Marketing, trazendo ofertas imperdíveis. No entanto, lembre-se de não abusar, caso isso ocorra o seu cliente poderá colocar os seus e-mails na lista de spam.
Além disso, há uma série de práticas que você pode aderir para fazer a fidelização de clientes. Aqui você verá algumas estratégias que pode usar ao seu favor.
Dicas de fidelização de clientes
Além de contar com uma equipe de atendimento diferenciada, você pode buscar diferentes formas de atrair e fidelizar os seus consumidores.
1.Ofereça um atendimento personalizado
Não há a menor possibilidade de fidelizar os clientes sem que se faça o básico, um atendimento de qualidade. Cada cliente é único e tem as suas necessidades. É por isso, que mesmo após converter o seu serviço ou produto, deve oferecer um atendimento de pós-vendas atencioso.
Mesmo as pessoas estando “acostumadas”, com um atendimento ruim no pós venda, com o sentimento de abandono por parte da empresa depois da compra, oferecer um atendimento digno e fazer o básico já se tornará um grande diferencial.
Por conta disso, ter uma equipe de suporte faz toda a diferença. Quando o cliente está em contato com essa área, de forma geral, é porque precisa que algum problema seja resolvido.
Aqui está presente uma oportunidade de resolver os seus problemas e oferecer exatamente o que ele precisa.
2. Ofereça promoções imperdíveis
Contar com ações promocionais, como cartões de fidelidade, cupons de desconto e ofertas em datas específicas pode ser bem interessante.
Crie marcos de sucesso: Este tipo de estratégia encoraja os usuários a prosseguirem com a jornada de compra. Oferecer incentivos, como desconto, ou um mês de teste grátis do seu serviço após certo período, pode ser relevante para mantê-los por perto.
Se possível, ofereça um programa de pontos: Essa prática está cada vez mais comum. Por exemplo, se a pessoa fizer 7 compras em sua loja, na oitava ganha um desconto de 15%.
Ofereça descontos em datas comemorativas: Se o seu cliente preencher algumas informações em seu formulário, por que não solicitar a data de nascimento? Assim, no aniversário do cliente você pode oferecer uma promoção especial para ele.
Promoções-relâmpago são sempre boas ideias: O movimento em seu estabelecimento está meio parado? Poucas conversões? e se de repente você oferecer uma super promoção? Com isso, você pode aquecer novamente o seu negócio.
Faça um programa de fidelidade: Se o cliente comprar com você frequentemente, crie uma tabela de cupons, como parte do programa de fidelidade. Isso irá estimular os seus clientes a comprar mais.
Aposte nos brindes: Quando o cliente realizar alguma compra, ofereça um brinde personalizado da empresa junto. Dê algo simples, que possa agregar valor ao mesmo tempo. Isso fará com que os seus clientes se interessem ainda mais na compra.
3. Reconheça o seu público
Por que não realizar sorteios em suas redes sociais para os seus clientes? Faça exclusivamente para eles, e assim, será uma forma gratuita de bonificá-los.
Outra forma de você fidelizar os clientes é agradecendo em datas comemorativas e após a compra por confiarem em seu trabalho.
4. Perceba quando algo está errado?
Alguns sinais apontam quando o cliente vai encerrar o contrato com sua empresa, e muitas vezes nem ele sabe se tomará essa atitude.
Em casos de produto, você percebe que está para perder a clientela quando vê as métricas, como engajamento e número de visitas e aumento de reclamações crescem.
5.Para fazer a fidelização de clientes direcione seus e-mails para garantir as conversões
A melhor coisa do E-mail marketing é entregar o conteúdo para pessoas interessadas, que se enquadrem dentro do seu público-alvo. É de suma importância que você segmente os contatos para enviar o que interessa para eles.
Para isso, você pode analisar suas métricas dentro do Google Analytics e outras coisas.
Investindo em endomarketing, além de satisfazer os seus funcionários, você pode fazer a fidelização de clientes
Além de dar brindes para os clientes, é de suma importância que você capacite e treine a sua equipe.
Dessa forma, eles estarão prontos para responder pela empresa qualquer tipo de dúvida que o cliente possa ter.
Dentro destes treinamentos você pode dar brindes para os seus funcionários. Assim, eles irão realizar as suas funções mais motivados, e com o material adequado para trabalhar.
Isso porque, nós da Clark Promotion oferecemos canetas, agendas, calendários, garrafas de água, canecas, dentre outros brindes.