Saiba como usar a estratégia de brindes para atrair clientes
Uma ótima estratégia usada pelas empresas é a utilização de brindes para atrair clientes. De modo geral, as empresas adotam diversos esforços, como propagandas, marketing digital e cupons de desconto, para que assim os clientes se mantenham sempre por perto.
Por conta disso, é fundamental fidelizar este público, pois só dessa forma eles serão recompensados de alguma forma e verão a vantagem de comprar em seu estabelecimento ao invés da concorrência.
No entanto, investir em brindes surte ainda mais efeito, de forma silenciosa.
Segundo o autor best-seller Phillip Kotler, mais conhecido como o “pai do marketing”, conquistar um cliente novo pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual.
Afinal, quanto melhor o relacionamento, mais o cliente irá confiar em sua marca e em que ela oferece. Segundo uma pesquisa feita pela Econsultancy, um cliente que já comprou anteriormente tem 50% mais de chance de comprar novamente com sua empresa e gastar 31% a mais do que novos clientes.
Por conta disso, é muito mais econômico e vantajoso manter os antigos clientes do que conquistar novos. Dessa forma, investir em brindes é uma estratégia muito antiga mas que sempre deu certo, quando bem aplicada.
Por fim, continue lendo este artigo para compreender melhor a construção de sua estratégia e quais são as melhores opções de brindes para clientes.
Quem são os clientes que você deve utilizar brindes para atrair?
Primeiramente, você deve se questionar sobre quem são os seus clientes especiais. Pensando de forma geral, todos são. No entanto, desde o momento que ele conhece o seu produto, à partir do momento em que ele se torna fiel a sua marca, passará por algumas etapas.
Para isso, você deve ler o momento certo para direcioná-lo de maneira adequada para atingir os objetivos desejados. Por exemplo, você não pode fazer uma ação com cupom de desconto para primeira compra esperando atrair com já comprou anteriormente. Dito isso, você deve ter motivos diferentes e estratégias diferentes.
Veja como seguir as etapas de venda:
1. Atrair
Antes de mais nada, a empresa deverá atrair potenciais consumidores. Dessa forma, ela direciona investimentos em campanhas publicitárias, presença em redes sociais, marketing de conteúdo, etc.
Brindes personalizados é uma excelente oportunidade de atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
2. Converter
Em seguida, você deve despertar o interesse de compra. Esse é o momento de encantar o cliente. Dessa forma, ele irá se sentir confiante em fechar um negócio.
Dito isso, oferecendo um excelente atendimento, demonstrar todos os benefícios, e até permitir um período de teste são algumas estratégias que incentivam o cliente a dar este passo.
Mesmo com vendedores prontos para conquistá-los, você deve ter a atenção dobrada para não decepcionar o seu consumidor. Isso porque, a primeira impressão é a primeira que fica, e uma primeira impressão ruim poderá afetar de vez a sua credibilidade com este cliente.
3. Fidelizar
Por fim, para muitas empresas, tudo se acaba quando a venda é feita. Mas não é bem assim que funciona. A fidelização é o que de fato irá fazer a diferença à longo prazo para o seu negócio. Isso porque são estratégias mais baratas com inúmeros benefícios de ter clientes fiéis. Por exemplo:
- Dão preferência para o seu negócio
- Indicam a marca para outras pessoas
- Confiam na marca e aderem as novidades
- Consomem fazendo com que o seu ticket médio cresça
- Tornam-se parte da marca
- Compensa seu custo de aquisição de clientes (CAC), dessa forma, evita o prejuízo e gera mais lucro para sua empresa
Por que usar brindes para fidelizar os clientes?
Primeiramente, quem não gosta de ganhar presentes né? Receber por algo que você não espera sempre traz um sentimento positivo.
Consequentemente entrega brindes e reforça experiência de compra, além de ser uma forma de mostrar a sua gratidão e o desejo de manter-se próximo do cliente.
Além disso, um fator psicológico que faz toda a diferença é que as pessoas tendem a retribuir quando são agradada ou surpreendidas. Isso fará com que o cliente volte mais vezes de forma natural.
Por que personalizar o seu brinde?
Personalizar o brinde com a cara de sua empresa, dará mais impacto na hora de distribuí-lo ao cliente. Isso porque o cliente saberá de onde veio e mais pessoas verão sua marca estampada.
Veja abaixo alguns motivos para personalizar os brindes:
- Fixa a marca na memória do consumidor
- Encanta o cliente
- É exclusivo, isso trará o desejo de ganhar o brinde
- Conforme o cliente usa o brinde, ele irá propagar a marca para as pessoas que estão ao seu redor
- Agrega valor à marca e também ao brinde
- Se você escolher bem, terá utilidade para o cliente
- Pode ser uma ótima forma de reforçar a marca e agregar valor a ela
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