Saiba como escolher os Brindes para público-alvo ideais
Ao adotar este tipo de estratégia, muitas empresas não sabem, mas escolher Brindes para público-alvo de acordo com o nicho de sua empresa e partindo do comportamento de seus clientes, é fundamentalmente importante.
De nada adianta aderir essa estratégia sem traçar e pensá-la anteriormente. Isso porque, se você adquirir os brindes sem ter um plano e sem outras estratégias por trás, estará apenas gastando dinheiro e trazendo prejuízos para você e para a sua empresa. Vale ressaltar que o brinde é uma das formas com o melhor custo-benefício eficazes no mercado.
Dessa forma, comprar um brinde ideal e útil para o seu público, agradará aos clientes, fortalecerá os laços com os mesmos e sua marca ganhará mais reconhecimento. Isso porque, as chances de indicação de clientes satisfeitos com sua experiência de compra são muito grandes.
Falando assim, parece ser algo bastante complexo e difícil de se fazer, no entanto, se reunindo com sua equipe de marketing da empresa, tudo se tornará bastante simples. Caso os seus produtos ou serviços sejam caros, o ideal é que você também não economize no brinde. Afinal, é fundamentalmente importante que o seu brinde seja condizente com o valor de sua empresa. Dessa forma, se tornará algo padrão, e mostrará que você realmente se preocupou em presentear o seu cliente.
Dito isso, você precisa ter em sua mente quem é o seu público-alvo ideal e tudo o que você oferece ao seu cliente, assim encontrará o denominador comum e escolherá a melhor opção.
Mas afinal, o que é o público-alvo?
O público-alvo é o grupo de pessoas mais indicados a adquirir os seus produtos ou serviços. Ele compartilha de características em comum, como hábitos de consumo, interesses, posições sociais ou cargos no trabalho.
Para isso, são feitos muitos estudos e pesquisas por parte da empresa para compreender que é o consumidor de sua marca e em quais características este grupo se encaixa. Além disso, outros fatores devem ser levados em consideração, como: idade, gênero, poder aquisitivo, interesses, localização, dentre outros.
Quanto mais informações você tiver em relação as características de seu consumidor, melhor segmentará o seu público-alvo. E, assim, será mais assertiva sua comunicação. Isso porque, conhecendo o seu cliente, você entenderá exatamente a linguagem na qual ele se enquadra.
Qual a importância de definir o público-alvo?
Há um ditado popular, que pode parecer um clichê, mas deve ser levado também para os negócios. Ele diz o seguinte: “Quem quer agradar todo mundo, acaba por não agradar ninguém”.
Empresas genéricas, que não há um nicho definido, utiliza um discurso geral para atingir um público amplo. Isso nada mais é do que um desperdício de recursos, que atinge mais pessoas, porém tem um retorno infinitamente menor. Além disso, muitos lojistas ou empresários acham que a melhor forma de encontrar o seu público é jogando para todos os lados. No entanto, não é assim que funciona.
Quem quer crescer em vendas, ou até mesmo aumentar o ticket médio e fidelizar clientes, deve saber com quem está falando e para quem está vendendo.
Por exemplo, você tem uma loja de produtos para bebês recém-nascidos, você não vai querer vender este mesmo produto para quem não é mãe ou pai, ou então, você não vai vender produtos automotivos para crianças ou adolescentes de até 17 anos. Por conta disso, é de suma importância que você tenha um segmento.
Conforme for crescendo em vendas, você vai compreendendo cada vez mais quem é o seu público, e o seu funil de vendas vai se afunilando.
Por que dar brindes para público-alvo?
Quando alguém ainda não é o seu cliente, mas está dentro do seu funil e de seu público-alvo, oferecer algo a mais para atraí-lo pode ser diferencial.
Isso porque, as pessoas que compram pela primeira vez querem benefícios. Ou seja, um cupom, um desconto, pague 2 leve 1, um brinde, qualquer benefício que te coloque acima de empresas concorrentes trará novos clientes.
Por outro lado, há os clientes que já fazem parte deste público-alvo. Caso você não ofereça brinde em sua primeira compra, pode tentar fidelizá-lo na segunda utilizando essa estratégia.
Além disso, dá para utilizar os brindes de outras formas. Alguns exemplos são as datas comemorativas, como páscoa, natal, dia das mães, dia das crianças, etc.
Mais uma maneira de se oferecer brindes é através de sorteios. Para estes, você deverá fazer um investimento maior. Por exemplo “Compre 100 reais em nossos produtos e concorra a um kit churrasco”. Este é um bom exemplo de sorteio, que agregará valor. Além disso, com sorteios você pode fugir um pouco do propósito da empresa, aproveite tudo o que há em volta de sua empresa, temperatura, festividades, situações do cotidiano.
O kit churrasco, por exemplo pode ser oferecido no verão, assim como kit caipirinha ou garrafas de água.
Onde comprar brindes para público-alvo?
Aqui na Clark Promotion você encontra uma grande variedade de brindes para clientes e funcionários.
Estamos no mercado desde 1997 e somos referência. Não é à toa que atendemos em todo o Brasil, e empresas de pequeno, médio e grande porte (como a Unimed).
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