Como contabilizar brindes para funcionários?

Saiba Como contabilizar brindes para funcionários da forma correta na hora de distribuir?

Empresas que adotam a estratégia de distribuir brindes, é importantíssimo saibam como contabilizar brindes para seus funcionários. Isso porque, você precisa saber a quantidade certa na hora de adquiri-los. De primeiro momento, saiba que é melhor sobrar do que faltar. Afinal, nenhum funcionário seu irá querer ficar na mão.

Final de ano está chegando, e muitas empresas ofertam brindes, tanto para funcionários, quanto para os seus clientes e parceiros de negócios.

Estes itens não são comercializados pelas empresas, mas sim distribuídos. Por conta disso, como não fazem parte do objeto comum das atividades econômicas da empresa, deve-se observar quantos brindes irá comprar e quanto essa quantidade custará. Dessa forma, ficará mais fácil da empresa se planejar na hora de contar os gastos.

Vale ressaltar, que estes brindes, distribuídos em eventos internos e externos devem ser distribuídos gratuitamente, de acordo com a (RICMS-ES/2002 , arts. 414 a 416).

Como contabilizar IRPJ E CSLL – LUCRO REAL dos brindes para serem distribuídos?

No que diz respeito as despesas com aquisição de brindes para serem distribuídos, é indedutível para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo (BC) da Contribuição Social sobre o lucro líquido (CSLL), de acordo com o artigo 260, caput, § único, VII do RIR/2018.

 

“Art.260. Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração

O primeiro item diz que: Os custos das despesas, encargos, perdas, previsões, participações e quaisquer outros valores deduzidos no lucro da apuração do lucro líquido que, de acordo com o disposto neste Regulamento, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real.

Já no segundo, afirma que “os resultados, os rendimentos, as receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com o disposto neste Regulamento, devam ser computados na determinação do lucro real.”

Por exemplo:

Se uma empresa adquiriu 5 mil chaveiros para distribuir como brindes, por 5 mil reais, sendo que o IMCS de quando adquiriu e após distribuir foi de 18%, os valores ficariam assim:

D- Estoques – Brindes (Ativo Circulante) R$ 4.100
D – ICMS a recuperar (ativo circulante) R$ 900
C- Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 5.000

Assim, por ocasião da efetiva distribuição aos clientes, deve-se dar baixa nos estoques da seguinte maneira:

  • D – Brindes (Conta de Resultado) R$ 5.000,00
  • C – ICMS a Recolher (Passivo Circulante) R$ 900,00
  • C – Estoques – Brindes (Ativo Circulante) R$ 4.100,00

Quais os benefícios de contabilizar brindes?

Toda empresa deve ter um controle sobre seus lucros e gastos mensais. Por conta disso, é de suma importância que esses brindes entrem na contabilidade da empresa. Isso porque, em algum momento pode aparecer em sua contabilidade um gasto que você não se lembrará de onde veio.

Assim, é de suma importância que você faça uma contabilização dos seus brindes de forma detalhada, em quantidade de brindes adquiridos e também em valores de lucro. Assim, você poderá ver futuramente o que foi feito corretamente e o que precisa melhorar nessa estratégia.

Afinal, a estratégia de endomarketing em sua empresa é fundamental para que se consiga construir uma melhor relação com os seus clientes e funcionários.

Por que dar brindes para os seus funcionários?

É de suma importância dar brindes para os seus funcionários. Isso porque, você estreita a relação com eles, e demonstra que você reconhece o seu esforço e agradece em tê-los na equipe.

Além disso, ajuda a melhorar a auto estima deles e o bem estar dentro de sua empresa, cuidando da saúde mental deles.

O ato de dar brindes é motivacional para os seus funcionários, para que a relação melhore inclusive entre eles. Estudos mostram que aproximadamente 49% dos brasileiros já sofreram crises de ansiedade por conta de seu trabalho, muitas dessas dentro das próprias empresas.

Para pensar na saúde mental e bem estar de seu funcionário destaca a sua empresa. Isso porque, seus funcionários estando felizes por trabalharem com você, poderá recomendar a sua empresa para outros futuros funcionários, e também para outras empresas que necessitam de seus serviços.

Por conta disso, a Clark Promotion oferece para seus clientes os melhores brindes do mercado para qualquer tipo de ocasião.

Veja abaixo algumas ideias de brinde para os seus funcionários

Kit pincel 7 peças
Kit pincel 7 peças

1. Kit pincel 7 peças

O kit pincel tem 7 peças e vem em um estojo de plástico. Ele conta com: pincel para delineado, pincel aplicador de sombra, pincel para sombra, pincel para marcação, pincel para esfumar, pincel pente sobrancelha e pincel para blsuh.

Kit executivo 4 peças
Kit executivo 4 peças

Kit executivo 4 peças

O kit executivo vem com quatro peças em um estojo de papelão e visor de plástico. Ele conta com uma caneta e lapiseira prata em metal com vinte e quatro furos na parte inferior, ambas acionadas por clique. O chaveiro é de metal retangular com chapa central fosca e verso brilhante. Além disso, ele tem um canivete de metal com sete funções e detalhes emborrachados na cor preta (com três linhas na frente e verso.

O canivete tem: Lâmina de corte, mini tesoura, abridor de lata, abridor de garrafa, chave phillips, lixa e saca rolhas.

Quer ver mais produtos? Acesse nosso e-commerce.