Prospecção de clientes: Como fazer?

Saiba o que é a prospecção de clientes e como fazer ela

Sabia que é possível fazer prospecção de clientes através de brindes? a prospecção é uma das etapas mais importantes do processo de vendas.

Aqui, a empresa deverá entrar em contato com os chamados prospects para aproximá-los das suas soluções, e direcioná-los para a compra. Assim, você irá entender como estruturar este processo para que dê resultados e aumente suas vendas.

Algumas empresas ficam esperando os clientes “caírem do céu”. Em outras, há a abordagem, muitas vezes em excesso, o que acaba afastando o cliente. No entanto, quem tem mais resultado são as empresas que sabem como prospectar os clientes.

Para trazer vendas que gere valor para o negócio, isso deve ser feito de forma planejada e alinhada a todo o processo do marketing de vendas da empresa.

Dessa forma, se você está buscando uma melhor forma de prospectar clientes ou como melhorar os seus processos.

O que é prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é um processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio. Além disso, serve para fazer um contato inicial com o cliente antes de efetuar uma venda.

A ideia é que os prospects evoluam para outra parte do funil de vendas, até que se tornem de fato clientes.

O principal intuito é fazer a venda, no entanto, a ideia da prospecção envolve construção de relacionamento com o cliente.

Dessa forma, ao invés de buscar potenciais clientes para vender um único produto, você oferece diversas soluções para o mesmo. Conhecê-los e entender do que eles precisam e de que forma eles agem.

Por conta disso, prospecção é muito mais do que apenas ligar para uma lista de contatos. Por conta disso, essa etapa é considerada desafiadora por grande parte dos profissionais de venda.

Envolve todo um processo de pesquisa, conexão e relacionamento, que ajudará a direcionar o interesse dos leads para as soluções da empresa, até que eles estejam prontos para se tornar clientes e comecem a gerar valor para o negócio.

Funil de vendas
Funil de vendas

Qual a diferença de Leads para Prospects?

De forma geral, quando o assunto é prospecção de clientes através de inbound sales, é importante esclarecer quem é lead e quem é prospect, afinal, esses conceitos confundem bastante quem está adentrando na área.

Os leads são pessoas que já demonstraram interesse em seu negócio, ou seja, pessoas de topo de funil.

No entanto, nem todos estão prontos para comprar ou se enquadram no perfil de clientes. Dessa forma, os leads precisam passar por uma qualificação. Só assim, será feita. Assim, seu time de vendas só irá abordar quem realmente vale a pena.

Dito isso, ao passar dessa fase, os leads tornam-se prospects.

Dessa forma, eles são leads qualificados para a venda (meio de funil).

Quando são alinhados ao ICP, podem extrair valor das soluções da empresa e tem poder de decisão para fechar a compra. Com eles, Com isso, os vendedores vão falar na prospecção.

Qual é a importância de fazer a prospecção de cliente?

Quando você faz este tipo de ação, começa a direcionar os seus prospects para a venda. Tudo isso depois de eles já terem se aproximado da marca do seu negócio e demonstrado potencial para se tornar cliente.

Por conta disso, a prospecção faz potenciais clientes avançarem em seu funil. Caso você não os aborde, eles não vão avançar no amadurecimento da decisão de compras e a sua empresa vai ficar para trás.

As chances de um cliente comprar após a realização da prospecção são muito maiores.

Qual cliente é o ideal para você?

Fazer a prospecção de clientes é ideal para o negócio. Mas quais as características dos clientes?

Primeiramente você deve mapear o perfil de seu cliente, e ser sensitivo em relação a qual tem a maior chance do fechamento de negócios.

Dessa forma, o cliente ideal é aquele que:

  • Custa menos para atrair
  • Torna-se fidelizado a sua empresa
  • Defende sua marca de forma eventual
  • Tem maior valor de venda

Esse é o sonho de qualquer empresa, no entanto, é necessário que se trace uma estratégia adequada para este tipo de situação.

Além disso, a prospecção deve mirar clientes que agreguem à sua marca.

Como utilizar os brindes para prospecção de clientes?

A ideia de agregar em algo a novos clientes, ou possíveis clientes, é sempre adequado. Dito isso, oferecer brindes, ou cortesias dentro de reuniões ou conversas com os seus clientes, é de suma importância para reforçar a sua marca.

Assim, o cliente levará consigo um produto com a sua marca estampada, com o seu telefone, site e e-mail.

Ao fazer isso, mesmo que leve um tempo, o seu lead poderá lembrar de sua marca ao pensar que ele precisa daquela solução e daquele serviço e que você tem tudo o que ele precisa.

Além disso, pensará que você deixou uma cortesia para ele, o brinde.

Dessa forma, você estará mais próximo de seu cliente e poderá fazer uma investida de tempos em tempos, tentando firmar novos negócios ou parcerias.

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Antes de enviarmos os produtos, todos são revisados e embalados individualmente, e acondicionados em nossa caixa de transporte, rígida, para que os seus brindes cheguem em segurança sem nenhuma avaria.

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