Muitas empresas acham um gasto desnecessário e sempre se perguntam: Por que dar brindes para clientes?
Por que dar brindes para clientes? Essa é a pergunta que não quer calar as empresas de modo geral, principalmente para novos empresários, que estão chegando ao mercado agora. Afinal, para muitos é um gasto desnecessário ou jogar dinheiro fora.
Entretanto, neste post falaremos para você o porquê dar brindes para os clientes não é desperdiçar dinheiro, tampouco jogar dinheiro fora.
Provavelmente quem tem uma empresa hoje e já trabalhou um dia para outras pessoas com certeza já frequentou eventos corporativos e ganhou brindes personalizados. O brinde era simples? Foi útil para você? Gostou de ser lembrado?
Exatamente, estes presentes são distribuídos por se tratar de uma excelente estratégia de marketing. Por mais que você não perceba, ou que seja involuntário.
Pense na seguinte situação: Quem te deu este brinde corporativo na época do evento foi uma empresa voltada para o ramo de economia. Atualmente você tem a sua empresa, mas precisa de uma consultoria para cuidar da parte econômica de sua empresa. Por conta disso, você se lembra de uma agenda que ganhou lá atrás, com o nome da empresa na qual você participou do evento e o telefone.
Para quem você irá pensar em ligar primeiro? Justamente, para a mesma empresa que um dia te deu o brinde. Utilizando este exemplo, mostramos para você de forma clara uma situação de empresas que investem em brindes para tentar fortalecer a marca e ganhar novos clientes.
Este acima foi apenas mais um exemplo de situação que realmente acontece na prática. Há muitas outras razões para que sua empresa invista em brindes personalizados para os seus clientes. Desta forma, neste post iremos falar para você todas as razões pelas quais merece um investimento.
Promova a marca estampando-a no brinde
Quando você distribui brindes com a cara de sua empresa e um telefone para contato. Desta forma, além da pessoa se familiarizar com a sua marca, ela terá uma forma de entrar em contato com você.
Além disso, distribuir brindes para clientes é uma forma carinhosa de agradecer à eles por contarem com os seus serviços prestados. Dar brindes faz com que você demonstre preocupação também em manter estes clientes, afinal ele agrega valor a marca e deixa o cliente em contato frequente com ela.
Tendo essa proximidade, o cliente cuidará de seus brindes, e manterá para sempre que necessário entrar em contato diretamente com a sua empresa.
Fazendo isso, aumentam as chances de cada vez mais os seus clientes consumirem os produtos e serviços de sua marca.
Personalize o seu brinde com a sua cara?
Fazer a personalização de seus brindes é essencial. Afinal, o brinde é o que colocará a marca da empresa em evidência para o cliente. Desta forma, se fizer um brinde sem personalização alguma, as chances de sua marca cair no esquecimento são enormes.
Desta forma, se você colocar o seu logo estampado, em um lugar estratégico, onde quando o cliente bater o olho ele já consegue ver, é essencial para que sua marca fique na memória. Fazendo isso, o cliente terá uma associação positiva do brinde à sua marca.
Além disso, você pode utilizar a personalização para fazer brindes exclusivos. Por que distribuir só canetas e chaveiros quando você pode ser mais criativo e utilizar algo do segmento ao seu favor? Por exemplo, se você trabalha em uma empresa voltada para o ramo de saúde, por que não personalizar garrafas d’água? Ou se você trabalhar com viagens ou situações do tipo um kit viagem, não é mesmo?
Quando onde e por que dar brindes aos clientes?
Os brindes podem ser entregues em qualquer momento. Entretanto, você precisa achar alguma oportunidade especial para distribuir os brindes e ser criativo.
Por exemplo, uma empresa se pequeno porte pode investir em brindes mais baratos, como cadernetas ecológicas, canetas, kit marca texto, dentre outros. Já uma empresa de grande porte, pode investir em produtos mais sofisticados, como kits ferramenta e churrasco.
Desta forma, o seu cliente verá que você dá o devido valor à ele e não poupa esforços para agradá-lo.
Você pode distribuir estes brindes em treinamentos corporativos, eventos especiais, como um fechamento de parceria ou até aniversário de empresas e confraternizações de final de ano.
Desta forma, além do cliente perceber que você se importa de fato com ele, você ainda criará um clima de familiaridade e proximidade com ele. Sendo assim, você pode fazer eventos com mais frequências em torno desta parceria, além de prospectar outros novos clientes relacionados aos que você já tem.
Por exemplo, se você está produzindo o evento, pode enviar os brindes tanto juntos ao convite para a empresa parceira fazer parte, quanto ao término do evento, como uma recordação deste evento. Ou então, caso seja um evento pago, distribuir para clientes que compraram o ingresso com antecedência.
Outra razão pela qual você deve investir na estratégia de brindes para os seus clientes é o baixo investimento. Por conta disso, essa é uma ótima estratégia para você que deseja economizar dinheiro. Há outras estratégias que podem ser adequadas junto à essa mas que exigem mais investimentos.
A estratégia conhecida por dar brindes ao cliente é a B2B (Business to Business), que vai de empresa para a empresa. Entretanto, pode se enquadrar nessa situação também a estratégia B2C que é a relação entre empresa e cliente (consumidor final).
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Estamos presentes no mercado de distribuição de brindes personalizados desde 1997. Falamos durante o texto inteiro sobre marketing porque somos uma empresa de marketing estratégico. Ou seja, orientamos vocês em como utilizar essa estratégia da melhor forma possível e fabricamos os seus brindes de acordo com o seu desejo de personalização.
O nosso foco é te ajudar em campanhas de posicionamento, relacionamento com funcionários e clientes, treinamento, motivação, prospecção de seus clientes e fortalecimento da identidade de sua marca.
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